(31) 3317-3205 (31) 99611-1551 Atendimento
ATÉ 7% DESCONTO TRANSF. OU DEPÓSITO BANCÁRIO - FRETE GRÁTIS TODO BRASIL CONSULTE CONDIÇÕES

6 CUIDADOS ESSENCIAIS COM A VISÃO DO BEBÊ

Publicado em: Higiene e Saúde

O mito de que os problemas de visão costumam aparecer somente após os primeiros anos de vida das crianças, não deve ser levado em consideração. Especialistas alertam para o fato de que a visão do bebê deve receber atenção especial ainda na barriga da mãe. Confira uma lista de principais cuidados.

Desde os primeiros momentos de vida do bebê, os cuidados com a visão devem ser constantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,4 milhão de crianças no mundo todo apresentam algum grau de perda de visão, porém 80% dos casos poderiam ser evitados ou tratados em uma consulta ao Oftalmopediatra. Confira uma lista de principais cuidados.

 

1) PRÉ NATAL- DOENÇAS DA MÃE PODEM PREJUDICAR A VISÃO DO BEBÊ

É muito importante que a mãe siga corretamente o cronograma de exames do pré-natal, afim de diagnosticar algumas doenças como: Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis e Herpes, tais doenças devem ser tratadas durante a gravidez para não prejudicarem a visão do feto.

 

2)TESTE DO OLHINHO

O Teste do olhinho ou tecnicamente chamado de teste do reflexo vermelho (TRV), é um exame simples e indolor realizado em recém-nascidos. Segundo o Ministério da saúde, a recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito logo que o bebê nasce, mas caso não aconteça, o teste deve ser feito logo na primeira semana de vida do bebê. O teste é simples, consiste na identificação de um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina os olhos do bebê.

Este é um exame essencial para identificar alterações que podem gerar problemas visuais, como catarata e glaucoma congênito, por exemplo. Desta forma, através de um diagnóstico precoce, é possível desenvolver um tratamento adequado, garantindo o desenvolvimento da visão.

A Dra. Regina Cele, alerta para o fato de que bebês prematuros, crianças cujos pais ou irmãos já possuem a visão comprometida, crianças com atrasos de desenvolvimento e crianças provenientes de famílias com doenças hereditárias dos olhos, já possuem propensão especial ao desenvolvimento de deficiências visuais, por isso, os exames devem ser realizados o quanto antes.

 

3) LIMPEZA ADEQUADA

A Dra. Mariana Mader instrui que a limpeza dos olhos do bebê deve ser feita uma vez por dia, no momento do banho. Através de um chumaço de algodão ou uma gaze umedecida em água morna. O ideal é passar o algodão molhado na pálpebra superior, indo na direção dos cílios, usando um algodão em cada olho. Ainda oriente que dentro da banheira, seja feita uma massagem suave com o dedo indicador, na área que vai do canto interno dos olhos até a narina. ‘’É importante que a massagem seja feita sempre de cima para baixo e que termine com uma leve pressão. O ideal é fazer uma vez em cada lado’’. Indica também que nunca seja usada água boricada nos olhos do bebê, nem cotonetes, e que para enxugar os olhos, seja usada uma toalha macia ou fralda de pano enrolada no dedo, de forma delicada.

 

4) OBSERVE SINAIS PREOCUPANTES DE ALTERAÇÃO OCULAR

Os pais ou cuidadores devem ficar atentos a alterações oculares nos recém nascidos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta os seguintes sinais: Presença de olhos vermelhos; Pupila (menina dos olhos) branca; Secreção (pus); Lacrimejamento constante; Olhos grandes que fogem da luz; Olhos estrábicos (vesgos, tortos); Olhos esbranquiçados. Nesses casos, a orientação é que o recém-nascido seja levado com urgência ao oftalmologista.

 

5) FAÇA UM TESTE DE VISÃO EM CASA

Os pais podem fazer um teste em casa com crianças por volta dos 7 meses de idade, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O teste consiste em:

- Coloque os objetos que o bebê mais gosta no chão.

- Feche um olhinho com um tampão (Pode ser comprado em farmácias ou feito com gaze, algodão e esparadrapo micropore).

- Observe se a criança pega os objetos, analisa, põe na boca, etc.

A reação ao teste, com ambos os olhos, deve ser a mesma. Ao tampar um olho, e depois de 5 minutos o outro. Também orientam que se a criança for mais velha e souber andar, os pais podem pedir para que peguem algum objeto e o tragam de volta com um olho ocluído.

 

6) ESTIMULE A VISÃO DE UM RECÉM-NASCIDO

A visão infantil só fica amadurecida aos 2 anos de idade, de acordo com o cirurgião Romesh Angunawela, ‘’as primeiras imagens exibidas no córtex visual dos nenês são em preto e branco. No segundo mês de vida, as cores começam a aparecer, e a primeira delas é o vermelho.’’ Algumas dicas para incentivar o bebê seriam: Colocar no bercinho chocalho, acessórios pendurados sobre o berço, ajudando a criança a reconhecer os movimentos dos objetos; interagir com o bebê bem de perto, aproximando o rosto dele em momentos como troca de fraldas, brincadeiras, amamentação, ou apresentar brinquedinhos coloridos para ele.

Estes primeiros cuidados são importantes, mas não deixe de consultar seu Pediatra e de manter os exames em dia!

 

 

SAIBA MAIS:

 

https://super.abril.com.br/saude/gif-mostra-como-a-visao-dos-bebes-evolui-no-primeiro-ano-de-vida/

Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/gif-mostra-como-a-visao-dos-bebes-evolui-no-primeiro-ano-de-vida/

http://www.cbo.com.br/pacientes/duvidas/duvidas_visao_e_infancia.htm

https://www.cordvida.com.br/blog/que-cuidados-se-deve-ter-com-os-olhos-do-bebe/

https://www.guiadobebe.com.br/cuidados-com-a-visao/

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/como-prevenir-problemas-de-visao-entre-as-criancas/

https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vivamaissus/triagemneonatal_interna.html

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/__20958d-DC_No1_set_2018-_Teste_do_reflexo_vermelho.pdf

https://www.sbp.com.br/campanhas/campanha/cid/teste-do-olhinho/

https://babyeyecarebrasil.com.br/cuidados-com-os-olhos-do-bebe/

Deixe um comentário

Captcha