(31) 3317-3205 (31) 996111551 Atendimento
ATÉ 7% DESCONTO TRANSF. OU DEPÓSITO BANCÁRIO - FRETE GRÁTIS TODO BRASIL CONSULTE CONDIÇÕES

A NANINHA DO BEBÊ E OS 5 MOTIVOS PARA USÁ-LA

Publicado em: Maternidade

Já ouviu falar da naninha? O bebê precisa sentir-se seguro a todo instante e a naninha pode fazer parte de muitos momentos em seu dia-a-dia. Conheça um pouco mais da naninha que pode ser extremamente importante para o seu bebê e veja os 5 motivos para usá-la!

As mamães e os papais com grande frequência entram nesta fase da vida com muitas dúvidas em relação à saúde do bebê, sono do bebê, alimentação do bebê e diversos outros pontos, afinal, o mundo do bebê é grande e novo, cheio de oportunidades para novas descobertas. Vamos descobrir, então, sobre uma forte parceira do neném: a naninha, assim como os motivos para usá-la.

MOTIVO 1: A naninha é um apego saudável, sendo um objeto de confiança do bebê.
(Leia mais em “O que é uma naninha?”)

MOTIVO 2: O bebê sente o cheiro da mãe na naninha.
(Leia mais em “A naninha do bebê tem cheiro?”)

MOTIVO 3: Na associação do sono o bebê volta a dormir de novo sozinho tendo a naninha por perto.
(Leia mais em “Quando usar a naninha de bebê?”)

MOTIVO 4: Se o bebê já estiver acostumado com a naninha, você terá facilidade em trocá-lo de ambiente depois que ele adormeceu.
(Leia mais em “Quando usar a naninha de bebê”)

MOTIVO 5: A naninha ajuda a acalmar o bebê.
(Leia mais em “A naninha influencia no humor do bebê?”)

O que é uma naninha?

A naninha do bebê é o famoso paninho de apego. O paninho de bebê é saudável e pode ser usado por um longo período de tempo, sem contraindicações como a chupeta. A naninha já é usada há décadas e fez parte de mais de uma geração.

Para que serve a naninha do bebê?

A naninha serve para acalmar o bebê e deixá-lo mais seguro quanto ao mundo que o rodeia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a naninha é chamada de manta de segurança, na tradução. A naninha tem esse efeito no bebê principalmente pelo cheiro, que o lembra da mãe.

A naninha do bebê tem cheiro?

O paninho do bebê não tem um determinado cheiro assim que comprado. O que faz o paninho ser tão especial é ter o cheirinho da mãe, que já é reconfortante para o bebê. O cheirinho de mãe que a naninha passa a ter apresenta um efeito calmante no bebê, que sente a presença da mãe.

Como usar a naninha pela primeira vez?

Antes mesmo de entregar a naninha para o bebê, você pode usá-la por um tempo para que o seu cheirinho de mãe comece a ser sentido na naninha. Entregar a naninha já com o seu cheiro pode ser mágico para seu filho, mesmo que ele ainda não consiga mostrar. Isso porque, inicialmente, o bebê não terá interação com a naninha, apenas sentirá a presença da mãe, sendo que o olfato de um recém-nascido é altamente apurado.

Por que dormir com a naninha antes do bebê?

Além de deixar o seu cheiro com o bebê, você faz com que ele se sinta seguro, carregando sempre um cheiro familiar consigo. Nada melhor do que saber que mesmo longe você está lá para o seu filho.

Quando usar a naninha de bebê?

Na maior parte do tempo, você saberá quando dar a naninha para o bebê, mas existem alguns momentos-chave nos quais a naninha é muito importante, que são: na hora do despertar noturno, sendo que ele pode achar que você está lá apenas pelo cheiro da naninha; quando se faz a transição de um quarto para o outro ou quando vai colocar o bebê para dormir sozinho no berço.

A naninha influencia no humor do bebê?

A influência da naninha no humor do bebê depende da carga emocional que ela carrega. Caso o bebê seja apegado à naninha, ela poderá acalmá-lo mais facilmente em situações de estresse. Imagine-se saindo de casa próximo ao horário de soneca do bebê sem ter como fazê-lo dormir naquele momento. A criança tende a ficar incomodada quando sai da rotina e é neste momento que começa o papel da naninha, trabalhando para acalmá-la.

Qual a melhor naninha para o bebê?

As naninhas podem ser escolhidas pela idade do seu bebê. As naninhas simples, por exemplo, são as mais indicadas para bebês menores, como recém-nascidos, que não podem ter contato com materiais muito duros ou com partes pequenas demais, que são fáceis de serem colocadas na boca. As naninhas com chocalho ou mordedor já são adequadas para bebês a partir da fase de dentição, que podem ter mais interação com a naninha. Em qualquer fase que seja, a naninha de bebê deve ser de tecido antialérgico para não irritar o narizinho sensível do bebê, devendo ser evitados também tecidos que soltem pluminhas ou firmes demais. Quanto mais macia e confortável, melhor a naninha.

DICA: Tenha no mínimo duas naninhas para quando uma delas tiver que ser lavada.

Gostou do conteúdo e tem algo a compartilhar? Escreva nos comentários!

Deixe um comentário

Captcha