(31) 3317-3205 (31) 996111551 Atendimento
ATÉ 7% DESCONTO TRANSF. OU DEPÓSITO BANCÁRIO - FRETE GRÁTIS TODO BRASIL CONSULTE CONDIÇÕES

DEVO TROCAR A FRALDA ANTES OU DEPOIS DA MAMADA?

Publicado em: Dicas Especiais

Uma dúvida cruel que muitas mamães têm é sobre a hora de trocar o bebê próximo ao momento da mamada. O bebê vai chorar se eu trocá-lo depois? Vai ficar impaciente se trocá-lo antes? Vamos te ajudar a entender se você deve trocar a fralda do bebê antes ou depois da mamada e daremos dicas sobre a hora da troca de fralda.

A primeira coisa que você deve saber é: não existe regra! Cada bebê é especial de seu jeito, e isso inclui a troca de fraldas. Estude o comportamento do seu bebê e entenda suas necessidades, assim saberá o melhor momento para trocar a fralda. 

Se você troca a fralda antes da mamada, coloca o bebê no peito ou dá mamadeira e ele faz cocô, você certamente terá que trocá-lo depois. Caso o bebê geralmente não faça cocô durante a mamada e já adormeça no processo, você pode evitar acordá-lo trocando a fralda antes. Para a maioria das mães, a troca de fralda deve vir depois da mamada, e já vamos te explicar o porquê.

Em grande parte das vezes, o intestino do bebê mostra uma evidente necessidade de trocá-lo depois. Além disso, trocar o bebê depois da mamada faz com que haja uma intercalação com a associação do sono. 

Associação do sono do bebê
Na associação do sono, o bebê relaciona o peito da mãe com o sono nos casos em que dorme enquanto é amamentado, sendo que dormiu com o peito e quer acordar com o peito. Não é uma situação de necessidade, apenas de associação. Com a troca de fralda depois da mamada não será feita a associação do peito com o ato de dormir.

Intestino do bebê
Outro ótimo motivo para trocar a fralda do bebê depois da mamada é o próprio funcionamento do corpo do bebê. Quando ocorre a ingestão de leite, o intestino começa a trabalhar, fazendo com que ele produza mais xixi e cocô. Sendo assim, há uma tendência para surgir a necessidade de levá-lo ao trocador depois. Você deve ter sempre um bom lenço umedecido e uma boa pomada.

Fazer o bebê arrotar
Do mesmo modo que o intestino trabalha, o estômago também apresenta atividade, o que causa arrotos e pode também causar refluxos. Mas qual a relação com a troca de fralda? Simples. O bebê, caso precise arrotar, sentirá desconforto e não aceitará bem deitar para se trocar, muito menos dormir depois. Por isso, faça o bebê arrotar depois da mamada para evitar futuros incômodos. 

Refluxo em bebês
Em relação ao refluxo, temos uma dica muito importante: não deite o bebê em posição completamente horizontal para trocar a fralda! Como o bebê ainda não tem a válvula que impede os alimentos de voltarem do estômago para o esôfago funcionando perfeitamente, deitá-lo completamente pode permitir um pequeno retorno do leite ingerido. Por mais que seja comum em recém-nascidos, o refluxo pode ser evitado com uma leve inclinação na hora de trocá-lo e de dormir.

Meu bebê chora quando troca fralda
Agora que você sabe sobre o dever do arroto e como evitar o refluxo, já pode entender que muitas vezes o bebê vai chorar não porque está sendo trocado, mas pelo desconforto físico que a situação traz. Se você amamentou o bebê, ele ficou irritado e incomodado, pode ser tanto pelo fato de ter sido despertado para ser trocado, quanto por causa do refluxo ou arroto que não saiu. De qualquer forma, você pode voltá-lo para o peito por um curto período de tempo para acalmá-lo, até mesmo como uma sobremesa depois do jantar!

Gostou do conteúdo e tem algo a compartilhar? Escreva nos comentários!

Deixe um comentário

Captcha