(31) 2118-3468 (31) 99611-1551 Atendimento

INTRODUÇÃO ALIMENTAR: DICAS E MÉTODOS

Publicado em: Dicas Especiais

A introdução alimentar é uma das fases mais importantes no desenvolvimento dos nossos filhos, é quando eles começam a ganhar mais autonomia e, por isso, é uma fase repleta de desafios e expectativas, tanto para eles quanto para os pais.

A Bebê Veste Bem, além de disponibilizar uma seleção dos melhores produtos de alimentação infantil, separou algumas dicas para te ajudar nesse momento e solucionar algumas dúvidas que surgem ao longo do processo. Primeiramente, é importante saber que cada bebê reage de uma forma e não há uma maneira correta de fazer a introdução alimentar. Tendo isso em vista, separamos os dois métodos de introdução alimentar mais recomendados e suas vantagens e desvantagens.

O método da papinha

O método da papinha é um dos mais comuns e antigos quando se fala de introdução alimentar, consiste na introdução dos alimentos amassados ou batidos no liquidificador e oferecidos ao bebê, com o auxílio de um adulto. Esse método é prático em termos de sujeira e preparo, ideal para uma rotina muito corrida. Suas críticas são direcionas, primeiramente, ao não incentivo do desenvolvimento da autonomia e coordenação motora da criança e, em segundo lugar, à dificuldade de identificar o alimento no caso de possíveis reações, uma vez que as papinhas podem conter mais de um ingrediente. Além disso, os alimentos batidos perdem a textura, que é um elemento muito importante na introdução alimentar. A loja online ou física da Bebê Veste Bem tem uma série de produtos próprios para a alimentação com papinha, sempre de marcas confiáveis e seguras: kit amassador de papinha, potes, talheres, entre outros.

 

O método BLW (Baby Led Weaning)

Traduzido para o português, o método BLW seria algo como o desmame controlado pelo bebê, e como o próprio nome diz, ele apresenta mais participação da criança. Nesse método, os alimentos são oferecidos ao bebê, picados, para que ele escolha e segure com a própria mão, estimulando assim a sua curiosidade, coordenação motora e os sentidos como tato e olfato. Em contrapartida, como o bebê escolhe os alimentos e as quantidades, pode ser que ele não esteja ingerindo a quantidade de nutrientes que ele precisa, tornando-se necessário um acompanhamento médico mais rigoroso e atento. Além disso, é importante que a criança sempre esteja sendo supervisionada, para evitar engasgues, uma vez que ela ainda não está habituada a mastigar. Uma das soluções para esse problema é o alimentador de frutas que permite que a criança chupe a fruta sem engasgar, a Bebê Veste Bem possui uma grande variedade de modelos e marcas de alimentadores de fruta para te ajudar nesse processo.

Algumas dicas extras para ajudar na hora das refeições:

O momento de refeição é também um momento social de confraternização da família, por isso, atitudes como reunir à mesa são muito importantes. A Bebê Veste Bem oferece uma grande diversidade de cadeiras e assentos de alimentação para ajudar a integrar o bebê nos espaços de refeição. Outro desafio é evitar os alimentos industrializados, principalmente os que contém açúcar, que geralmente são coloridos e atraem mais a atenção da criançada, mas é possível substitui-los com receitas de ingredientes naturais e saudáveis. Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado vocês na fase introdução alimentar, confira em nosso site todos os produtos disponíveis para alimentação infantil: copos, talheres, pratos, cadeiras de alimentação, garrafas e outros. Uma enorme variedade de produtos com qualidade para melhor atendê-los.

Deixe um comentário

Captcha