(31) 2118-3468 (31) 99611-1551 Atendimento

Cólicas em bebês, o que fazer?

Publicado em: Higiene e Saúde

Os primeiros meses de vida de uma criança são dotadas de muitas novidades e desencontros, é um período de adaptações da criança a sua família e vice-versa. Tudo é novo e certo é que, momentos difíceis virão, mas que logo passaram.

Um desses momentos, presente em quase toda família que recebe um recém-nascido, é a fase de cólicas do bebê. Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida.

Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas. Além do mais costuma vir após as mamadas e no início da noite, mas nada impede de variar de horários.

Uma boa notícia mamãe, cólicas não é doença, faz parte da vida de um criança saudável, e logo após os três meses de vida tendem a passar.

Estudos mostram que as cólicas se dão devido à imaturidade do sistema digestivo do bebê, onde as paredes intestinais se contraem e relaxem sem controle, resultando em gases e logo em cólicas nos pequenos.

É preciso tratar, não somente esperar esta fase passar, pois além de todo desconforto e dor que ela provoca ao bebe e a família, ainda é comprovado que ao chorar o bebê engole mais ar e assim provoca mais cólicas.

Segue algumas dicas para prevenir e tratar as cólicas em bebês:

1 A mãe precisa se alimentar bem, pois sua alimentação interfere na qualidade do leite dado ao seu filho, coma bastaste frutas, verduras, água e procure evitar ingerir alimentos que provoque gases, como repolho, chocolate, refrigerantes, feijão e comidas apimentadas. Lembre-se mãe, seu leite é o melhor alimento que seu bebê pode receber, então se esforce e se afaste desses alimentos neste período.

2 Se seu bebê se alimenta por fórmulas, veja com o pediatra dele, pois há formulas no mercado que provocam mais ou menos gases, ou até mesmo verifique se não há alguma intolerância quanto a formula oferecida, que pode estar provocando ainda mais cólicas.

3 Pegue seu bebê, seguro, balance, ande com ele e não pense que o deixará mimado por isso, importante como dissemos é não deixa-lo em choros, pois irá ingerir mais ar e consequentemente mais desconforto. Deixe em contato com você, isso irá lhe trazer certo conforto.

4 Mãe, fique tranquila e passe tranquilidade para seu filho, sabemos como essa fase é estressante, mas perder o controle só pode atrapalhar nesta hora, o bebê já lhe conhece a pelo menos 9 meses e percebe em seu tom de voz, expressões e atitudes o quanto está frustada, isso lhe trará insegurança e ele chorará ainda mais. Na hora que lhe ver nesta situação, peça ajuda ao pai por exemplo, tire um tempo para você e volte mais tranquila para cuidar do seu filho.

5 Faça massagens, a fisioterapeuta Barbara K. T. Nevves indica movimentos circulares e suaves em sua barriguinha, sempre em sentido horário, partindo da base das costelas em sentido ao púbis. Outra técnica é colocar seu bebê deitado e dobre as perninhas dele de modo que as coxas pressionem levemente sua barriguinha.

6 - Não deixe de colocar o bebê pra arrotar, ele precisa eliminar ao máximo os gases que ingeriu ao mamar. Tanto para os que mamam no peito como os que usam mamadeiras.

7 - Faça compressas quente na barriguinha do pequeno (a). Passe um ferro elétrico em uma toalha ou use bolsas próprias. Atenção, cuidado com a temperatura pra não queimar o bebê, lembre se que sua pele é bem delicada.

8 – Dê a ele (a) chupeta, criança que pega chupeta tende a ficar mais calma e chorar menos, o bico trará para o bebê um conforto, assim como quando eles só querem ficar no peito. Uma ótima opção é a chupeta Avent Soothie, ela é calmante e imita a sensação que o bebê tem com o peito da mãe, fantástica, né!

9 Se seu bebê usa mamadeira, procure comprar mamadeiras ante cólicas. No mercado há inúmeras, indicamos as marcas Dr. Browns, Avent (principalmente o modelo pétalas) Gerber e MAM. Essas são mamadeiras importadas, que tem um sistema eficaz que impede a entrada de ar na hora da amamentação.

10 A medicação não deve ser a primeira opção, porém não deve ser descartada, aos primeiros sinais de sofrimento de seu filho é indicado entrar com um medicamento seguro e que vá trazer o alívio para ele e para os pais, afinal, ao vê-los sofrer, sofremos juntos.

Trouxemos duas opções de medicamentos naturais importados, sem contraindicações e que segundo depoimentos de mães são as melhores opções do mercado, são eles:

COLIC CALM

O Colic Calm é uma fórmula é totalmente natural, uma combinação perfeita que utiliza-se de ingredientes como erva-cidreira, camomila, hortelã, gengibre dentre outros que têm a função de aliviar as cólicas e ainda acalmar os bebês que normalmente logo em seguida, acabam dormindo feito anjos. Cumpre o que promete, alívio chega a ser instantâneo. É um líquido bem escuro e as mães devem ter cuidados para que não manche a roupinha.

MOM BLISS

Formula segura e eficaz, opção com sabor de maça, alívio nos sintomas de cólicas e soluços em bebês. Produto importado, composto por gengibre orgânico e erva-doce e é recomendada por pediatras em todo o país como uma alternativa natural em vez dos medicamentos tradicionais.

No mais, carinho, paciência e muito amor, logo logo a fase passa e que venham as próximas, que tal nascimento dos primeiros dentinhos, rsrsrs, aguarde, novo próximo post...

Tags:

Deixe um comentário

Captcha